Os 10 Critérios para Depressão!
Depressão é uma patologia que está presente no dia a dia do médico, especialmente se este atua na atenção básica. Quem nunca conheceu um paciente, um parente, um amigo, com a doença? Um desafio clínico, devido aos seus diagnósticos diferenciais ricos, como hipotireioidismo, além de uma doença de manejo um pouco complexo, que pode acabar assustando a primeira vista o médico mais despreparado para lidar com ele.
Alguns dados são alarmantes: em 2015, a depressão foi uma das três maiores causas de morbidade no mundo; nos EUA, o risco de alguém apresentar um episódio depressivo na vida é de 30%. E mais, o suicídio está associado em 50% das vezes com esse diagnóstico. Por isso a importância de ter “Os 10 Critérios para Depressão! ” na cabeça é essencial.
Os 10 Critérios para Depressão: Você sabe identificar?
Se baseando no DSM-5, o médico precisa conhecer os critérios para identificar a doença.
- Humor deprimido na maior parte do dia, quase todos os dias.
- Interesse diminuído ou queda do prazer em todas ou quase todas as atividades diárias.
- Alteração do apetite e do peso (aumento ou perda).
- Insônia ou hipersonia quase todos os dias.
- Agitação ou retardo psicomotor quase todos os dias.
- Fadiga ou perda de energia quase todos os dias.
- Sentimentos de perda de valor ou culpa inapropriados quase todos os dias.
- Diminuição da concentração ou capacidade de pensar quase todos os dias.
- Pensamentos de morte ou ideação suicida.
- Sintomas durando pelo menos 2 semanas.
Agora atenção: para o diagnóstico, são necessários pelo menos 5 desses sintomas. Entretanto, os itens 1 ou 2 devem estar presentes obrigatoriamente, e o item 10, em relação ao tempo dos sintomas, também é obrigatório!
Depressão é diferente da tristeza e do luto
A morte de uma pessoa querida ou familiar, a perda de um emprego ou o fim de um relacionamento, são experiências difíceis para uma pessoa suportar. Assim, é normal que sentimentos de tristeza ou de luto se desenvolvam em resposta a tais situações. Desse modo, aqueles que experimentam perda, muitas vezes podem descrever-se como “deprimido”.
Contudo ficar triste não é o mesmo que ter depressão. O LUTO é natural e único para cada indivíduo e compartilha algumas das mesmas características da depressão. Ou seja, tanto o luto quanto a depressão podem envolver tristeza intensa e afastamento das atividades habituais. É sabermos diferencias Os 10 Critérios para Depressão x LUTO.
Eles também são diferentes em aspectos importantes:
- No luto, sentimentos dolorosos vêm em ondas, muitas vezes misturadas com lembranças positivas do falecido.
- Na depressão maior, o humor e/ou interesse (prazer) diminuem durante a maior parte das duas semanas.
- No luto, a autoestima é geralmente mantida. Na depressão maior, sentimentos de inutilidade e auto-aversão são comuns.
Para algumas pessoas, a morte de um ente querido pode causar Depressão GRAVE . Perder um emprego, ser vítima de uma agressão física ou de um grande desastre pode levar à depressão para algumas pessoas.
Quando o luto e a depressão coexistem, o luto é mais grave e dura mais do que o luto sem depressão. Apesar de alguma sobreposição entre tristeza e depressão, elas são diferentes. A distinção entre elas pode ajudar as pessoas a obter ajuda, apoio ou tratamento de que precisam.
Agora que você ja sabe sobre o tema ” Os 10 Critérios para Depressão: Você sabe identificar?”
Temos também um artigo legal sobre os melhores sites para sua Mente. http://medicineme.com.br/os-melhores-sites-para-sua-mente-eles-irao-mudar-sua-vida/
Separamos também esse artigo para você https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5502713/
E aí, já aplicou Os 10 critérios para depressão de na prática?