E ai Galera, tudo bem? Escolhemos este texto para falar de um assunto bem importante para carreira de qualquer médico independente da sua idade ou tempo de medicina.
O grande Dale Carnegie, especialista em desenvolvimento humano:
“As empresas contratam pelas hard skills, mas demitem pelas soft skills.”
Sem tempo a perder, vamos nessa? Vamos aos exemplos.
O que são Soft Skills
Primeiramente, as soft skills, também conhecidas como habilidades comportamentais ou interpessoais, são extremamente importantes para médicos por várias razões. Embora o conhecimento técnico e científico seja fundamental para a prática médica, as soft skills desempenham um papel fundamental no atendimento ao paciente e na construção de relacionamentos eficazes.
Soft Skills: o segredo da Medicina
Comunicação
Os médicos precisam se comunicar claramente com os pacientes, explicando diagnósticos, tratamentos e opções de cuidados de saúde.
Antes de tudo uma boa comunicação ajuda a estabelecer confiança e compreensão entre médico e paciente, permitindo uma melhor adesão ao tratamento e uma experiência positiva no atendimento médico, porém não podemos esquecer das falhas de comunicação entre medicos em diversas ocasiões como: plantões, encaminhamentos, discussões clinicas entre outros locais que podem prejudicar indiretamente pacientes e os próprios médicos.
Empatia
Primordialmente a empatia é uma das habilidades comportamentais mais importantes na Medicina, é a capacidade de se colocar no lugar do paciente, compreender suas preocupações, medos e ansiedades. Ao demonstrar empatia, os médicos podem criar um ambiente de apoio emocional para os pacientes, aumentando sua satisfação e confiança no cuidado recebido.
Os médicos precisam equilibrar múltiplas demandas, como consultas, procedimentos, documentação de registros médicos e acompanhamento de pacientes. Habilidades de gerenciamento do tempo ajudam os médicos a priorizar tarefas, minimizar atrasos e garantir uma prestação de cuidados eficaz. Desse modo sabemos que o tempo é uma grandeza que “não volta” e o nosso único controle é saber como usarmos da melhor forma.
Pensamento crítico
Os médicos enfrentam diariamente desafios complexos de diagnóstico e tomada de decisão. Nesse sentido, observamos o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico ajuda-os a avaliar informações, identificar soluções adequadas e tomar decisões informadas.
Ética > Soft Skills
Ética é essencial para qualquer ambiente de trabalho. Entretanto, sabemos que na medicina nem todos os ambientes são assim.
A ética na medicina é um conjunto de princípios e valores que orientam a conduta dos profissionais de saúde, incluindo médicos, no cuidado aos pacientes e na prática da medicina como um todo. Esses princípios são fundamentais para garantir que a atenção médica seja prestada de maneira adequada, respeitosa e responsável.
Os tipos de Soft Skills x Hard Skills na medicina
Antes de mais nada, quero te dizer que as Hard Skills são essenciais, porém as mesmas podem ser aprendidas e facilmente quantificadas. Em outras palavras, elas são tangíveis. Você aprende hard skills na sala de aula, com livros e apostilas, ou até mesmo no trabalho.
Soft Skills: o segredo da Medicinasoft skills medicina
Soft Skills: o segredo da Medicina
Conheça o nosso Livro Best seller: Saiba mais
Conheça o melhor canal do youtube de Medicina que pode mudar sua visão da Medicina: Clique aqui
Entre no grupo Vip do MedicineMe Academy: Clique aqui