O equilíbrio na jornada médica

O procrastinação e o perfeccionismo na Medicina

Pessoas que dedicam boa parte da vida para serem aprovadas em concursos concorridos – como vestibular de medicina e  residência médica – costumam falhar bastante nos extremos. Ao estudar mais a fundo a chamada “lei do menor esforço”, percebo, por meio da observação e da análise do meu espaço de convivência, que tanto a procrastinação quanto o perfeccionismo são características que impedem o alcance de objetivos, sejam eles quais forem. Portanto, não escrevo para julgar quem se identifique com esses padrões, mas sim para propor reflexões que muitas vezes sabotam vidas e minam a paz interior pouco a pouco.

O poder da reprogramação cognitiva no equilíbrio da vida

Caso você se encontre em algum desses extremos, acredito muito na reprogramação cognitiva. Ainda que alguns comportamentos do subconsciente nos ajudem em determinados momentos, eles podem se transformar em barreiras quando não percebemos seus limites. Dessa forma, reconhecer quando parar é tão essencial quanto definir pontos claros de início: o que começar, por onde trilhar os primeiros passos e, principalmente, como manter constância sem cair em auto sabotagem.

Inteligência emocional e comunicação: soft skills que transformam

A vida acadêmica e profissional não precisa ser um processo doloroso, contudo, muitas vezes se torna. Ter inteligência emocional, saber recuar, evitar contextos de impulsividade e cultivar uma comunicação assertiva são habilidades que nos diferenciam como seres humanos e profissionais. Por outro lado, boa parte de nós sente necessidade de provar constantemente seu valor, alimentando tanto a “síndrome de Deus” quanto a síndrome do impostor. O resultado é a frustração e a sensação de atraso na vida, quando, na verdade, o equilíbrio está no “meio termo”.


Somos seres faltantes, assim, precisamos lidar com nossas faltas e verificar se os sonhos de ontem ainda fazem parte de quem estamos nos tornando. Em contrapartida, insistir em metas desconectadas da nossa essência pode ser tão prejudicial quanto não ter objetivos. Saber diferenciar persistência de insistência é um exercício diário. Finalmente, compartilho este texto como os conselhos que eu não recebi, lembrando a mim mesma – e a você – que a vida não é uma corrida e que nosso valor não deve ser medido apenas por resultados.

Sou Maria Carolina Neiva Mendonça, médica, educadora e eterna estudante da vida.
Escrevo para lembrar a mim mesma – e a você – que a vida não é uma corrida e que
nosso valor não deve ser medido apenas por resultados.

Sugestão de ted talk:  Angela Duckworth – Grit: The Power of Passion and Perseverance (TED Talk) → sobre disciplina, constância e persistência.

Assine nossa Newsletter

para receber conteúdos exclusivos da Nova Medicina.

Você tem o direito de saber por que suas informações pessoais estão sendo coletadas e como serão usadas. Aqui na MedicineMe, levamos muito a sério a proteção de seus dados e garantimos que eles só serão utilizados com a finalidade de manter relacionamento com a equipe MedicineMe. Caso não queira mais receber nossos e-mails, utilize a opção de cancelar a inscrição, presente no rodapé dos e-mails enviados.