Não é tão raro quando pensamos e nos deparamos com a frase ” Quando solicitar exames de trombofilia? “. Nesse artigo vamos falar de como evitar trombose grave e quais cuidados devemos ter com a doença.
A trombose venosa é a terceira doença mais comum entre as doenças cardiovasculares, ocorrendo prinpalmente em caucasianos, afetando 1 a cada 1000 indivíduos por ano.
O segundo ponto importante seria investigar os fatores de risco adquiridos para trombose venosa que incluem imobilização prolongada, cirurgias, trombose anteriores, fraturas, gestação, puerpério e associação com medicamentos hormonais.
-SAAF
Fator V de leiden
Mutação da protrombina
Hemocisteina sérica
Proteina C funcional
Proteina S Livre
Anticardiolipina igM e igG
anticoagulante lúpico
Anticorpo anti-b-2 glicoproteína igG e igM
Após o termino da anticoagulação
Inibidores de vitamina K –>Parar por duas semanas
DOAC–> Parar por dois dias.
Heparina de baixo peso e não fracionada–> Parar por mais de 24h
Devemos solicitar os exames de acordo com o risco de cada paciente, se de alto risco e com história familiar está indicado a pesquisa de todos estes exames. O fator V de Leiden é a trombofilia mais prevalente na população.
Os exames de SAAF devem ser repetidos com 12 semanas para confirmação diagnóstica.
Pacientes com trombose aguda em voo de longa duração sem causa aparente entra nos critérios para investigação de trombofilia.
Agora que você está sabendo tudo sobre o artigo ” exames de trombofilia devo solicitar” quero te indicar esse artigo sobre a situação demográfica de médicos no Brasil.
Artigo de referência:
http://N Engl J Med 2017; 377:1177-1187 DOI: 10.1056/NEJMra1700365
https://medicineme.com.br/o-brasil-esta-lotado-de-medicos/
Autor: Ítalo Abreu
Assine nossa newsletter para receber conteúdos da Nova Medicina