...
...

Quais habilidades na comunicação são essenciais durante um plantão

Primeiramente, você deve saber que comunicação é a espinha dorsal da prática médica. Um médico habilidoso não é apenas aquele que possui conhecimento clínico sólido, mas também alguém que pode transmitir informações de forma clara, compassiva e compreensível. Neste artigo, exploraremos como as habilidades de comunicação são essenciais para médicos e como elas podem aprimorar a qualidade dos cuidados prestados

Sem dúvida, a conexão entre médico e paciente desempenha um papel pivotal no processo de cura. Quando um paciente experimenta a sensação de ser genuinamente ouvido e compreendido pelo seu médico, a confiança e o respeito mútuo florescem organicamente. Essa ligação sólida entre profissional de saúde e paciente não apenas constrói uma base sólida de relacionamento, mas também impulsiona o envolvimento do paciente e sua adesão ao tratamento médico. Esses dois fatores são indiscutivelmente cruciais para o alcance de resultados de saúde verdadeiramente bem-sucedidos, onde a recuperação e a melhoria da saúde prosperam. 

Portanto, valorizar e cultivar essa conexão é um passo fundamental para uma prática médica de excelência.

Comunicação para residência médica

Além do interesse avaliativo, ter um bom relacionamento com sua equipe melhora o ambiente de trabalho, e você adquire conhecimento que pode enriquecer a sua carreira. 

Praticar uma boa comunicação com o paciente vai te ajudar a não cometer erros durante as consultas. Assim, você evita deixar as principais informações escaparem da sua mão e escapa de uma possível fatalidade ou dor de cabeça futuro. Além disso, o trabalho de proteger o paciente será feito.

De antemão, sabemos que para desenvolver habilidades de comunicação é um processo contínuo que pode melhorar significativamente a qualidade de seus relacionamentos pessoais e profissionais. 

O que são habilidade comunicativas?

Hoje, vamos te apresentar o checklist do  consenso de Kalamazoo sobre comunicação eficiente

  • Construção de relacionamento;
  • Abertura da consulta
  • coleta de informações
  • inclusão da perspectiva do paciente
  • compartilhamento de decisões com pacientes e familiares 
  • formulação de um acordo entre médico e paciente;
  • encerramento da consulta.

O que você precisa saber sobre a de habilidade comunicação

Portanto, ao considerarmos o desenvolvimento contínuo das habilidades de comunicação, podemos estabelecer uma correlação importante com os processos médicos. Assim como a prática constante melhora a comunicação, aprimorar as habilidades de comunicação é paralelo ao aperfeiçoamento dos procedimentos médicos. Ambos são processos que exigem dedicação, treinamento e evolução constante.

Em essência, tanto a medicina quanto as habilidades de comunicação compartilham o princípio fundamental de que o aprendizado e a prática contínuos são essenciais para alcançar a excelência. Portanto, ao buscar aprimorar suas habilidades de comunicação, os médicos estão investindo não apenas em uma comunicação mais eficaz, mas também em uma melhor prestação de cuidados de saúde e no bem-estar de seus pacientes.

Referência

 

Joyce BL, Steenbergh T, Scher E. Use of the kalamazoo essential elements communication checklist (adapted) in an institutional interpersonal and communication skills curriculum. J Grad Med Educ. 2010 Jun;2(2):165-9. doi: 10.4300/JGME-D-10-00024.1. PMID: 21975614; PMCID: PMC2941375.

Habilidades de comunicação
Nascido em Fortaleza, fez Residência em Cirurgia Geral, Cirurgia vascular e Endovascular com respectivos títulos  de especialista pela SBACV. Realizou research e observership na Stony Brook University e TMC Hospital no Arizona. Atualmente atua em São Paulo e Fortaleza, é CMIO da empresa Pulsati. Entusiasta do empreendedorismo e tecnologia em Saúde. @italoabreu.vascular

Newsletter

Assine nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos da Nova Medicina