...
...

[vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern”][vc_column width=”1/2″][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]

Neste artigo ” Meu primeiro plantão médico e agora? ” vamos falar dos principais desafios e o que você deve fazer. “O seu  primeiro plantão será melhor que o meu!”

[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]

Mal do século: síndrome do excesso de informação

O excesso de informação está provocando uma angustia nos tempos atuais e levando a conclusão de que, saber mais pode ser um problema. Uma parcela da população se sentem pisando em um chão não muito firme, e por  não conseguirem deglutir o excesso de informação disponível em livros, sites  ou internet. Quanto mais sabemos menos seguros sentimos. Será assim na medicina?

 

Devemos nos atualizar com livros antigos como:  Cecil e Harrison? Na nossa opinião, SIM.

Hoje, temos artigos na palma da mão e aplicativos para pesquisas rápidas e direcionadas.

Na medicina observamos que os ” decorebas”  são essenciais para as provas de residência Médica, mas para sua vida prática não será tão necessário , até porque o seu paciente não leu o Harrison né?

Atualmente, o conhecimento e as informações estão na palma da sua mão basta sabermos a onde procurar informações de qualidade.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]

Os principais aplicativos para o seu primeiro Plantão!

 

 1) Medscape

2)UpTodate

3)Calculate by QxMD

5)Whitebook

6)Yellowbook[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern”][vc_column width=”1/2″][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]Quem me vê hoje no plantão, pensa que sempre fui assim..

poucos sabem que eu tinha terror de intubação até porque eu sai da faculdade sem saber, e acredite que 99% dos médicos também não sabem, isso é  NORMAL!

Quando me formei, coloquei duas metas, a primeira era que eu teria que intubar 52  pacientes em um ano. No primeiro ano ao me formar entrei na residência de cirurgia geral, minha tática era  sempre me aproximar do anestesista ou antes do residente da anestesia e solicitava um favor.. ” Posso aprender a intubar? nem sempre dava certo, mas no final do Ano cheguei aos 62 tubos na residência de CIRURGIA GERAL ( lembrando que o ano tem 52 semanas). A segunda meta era estudar clinica e Uti para dar plantão no R2.

Não se engane, quando chegou um dia antes do meu primeiro plantão eu também procurei um artigo no google como: ” Meu primeiro plantão medico e agora? ”  hehe[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]

Agora, vou te dar umas dicas que nos usamos e deram certo!

1- Se for possível, divida o plantão com um colega! 

Não se preocupe em dividir a grana, procure um amigo, principalmente se for em um local sem estrutura podendo este colega  ter experiência ou não.

 

2- Bom relacionamento com a equipe de enfermagem

Bingo! isso é essencial, faça networking onde você estiver.

livro sobre networking : Linkse [Leslie Grossman]

Lembre-se : ” Deixe o seu melhor por onde passar, porque talvez um dia tenha que voltar. “

3- LISTA DE EMERGÊNCIA

Faça sua lista, sempre tem ” uma” no internato rodando nos grupos

LISTA DE EMERGÊNCIA. Ela salva! 

4- Resumo das principais doenças 

Não custa fazer um resumindo né?

Caso seu celular, iPad, Kindle ou Apple Watch  não funcione.. Por isso pense sempre no plano B ou C . Eu aconselho fortemente que leve um livro de urgência e emergência com você. Isso é fundamental nos primeiros plantões.

5- Prepare-se!

Não adianta nada você ir para um plantão sem saber nem como diagnosticar ou prescrever os pacientes. Isso pode ser perigoso. Estude.

Não devemos pagar de”  garotões ”  e falar ” eu dei um plantão de UTI na primeira semana de recém formado” , para que né? vai fazer besteira.

A dica : Prepare-se! Fique calmo! Não tenha Medo!

 

Conte conosco! 🙂

 

Bom, GALERA, Tenho certeza que se seguir essas dicas, você vai estar muito mais preparado para o seu primeiro plantão.

[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]Agora que vocês estão sabendo tudo sobre “Meu primeiro plantão médico e agora ?” preparamos esse artigo com carinho para vocês.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern”][vc_column][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=U_uTDwyYLMA&t=4s”][/vc_column][/vc_row]

Newsletter

Assine nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos da Nova Medicina