Nova diretriz de Hipertensão ESC 2024
.
Hipertensão: Definições e Abordagem Inicial
Primeiramente, precisamos entender o que é A nova diretriz da European Society of Cardiology (ESC, na qual exemplifica duas faixas: pressão arterial elevada (PAS 120-139 mmHg ou PAD 70-89 mmHg) e hipertensão (PAS ≥140 mmHg ou PAD ≥90 mmHg). Mesmo abaixo do diagnóstico formal de hipertensão, pacientes com pressão elevada têm maior risco cardiovascular e devem adotar mudanças no estilo de vida e, em alguns casos, iniciar tratamento farmacológico.
Quando a pressão arterial (PA) medida no consultório apresenta valores elevados, é essencial confirmar o diagnóstico fora desse ambiente. A recomendação preferencial é realizar a medição ambulatorial da pressão arterial (MAPA) ou a medição residencial de pressão arterial (MRPA). O objetivo seriair o risco de vieses e minimizar o impacto do efeito do jaleco branco e outras variáveis externas.
A diretriz de 2024 estabelece um novo objetivo: PAS entre 120 e 129 mmHg para a maioria dos pacientes, se tolerado. A PAD ideal é de 70 a 79 mmHg, podendo ser necessário intensificar o tratamento se apenas a PAD permanecer elevada. Em idosos frágeis ou com mais de 85 anos, expectativa menor que 3 anosas metas podem ser flexibilizadas para evitar efeitos adversos para alvo o menor possível com PAS < 140mmHg. . Caso não seja possível uma medida fora do consultório, deve-se repetir medidas no consultório em dias diferentes. Em casos de valores acima de 160/100 mmHg, essa confirmação deve ser realizada em até um mês. Em valores acima de 180/110 mmHg, deve-se excluir emergência hipertensiva.
A diretriz de 2024 estabelece um novo objetivo: PAS entre 120 e 129 mmHg para a maioria dos pacientes, se tolerado. A PAD ideal é de 70 a 79 mmHg, podendo ser necessário intensificar o tratamento se apenas a PAD permanecer elevada. Em idosos frágeis ou com mais de 85 anos, as metas podem ser flexibilizadas para evitar efeitos adversos. Diabetes gestacional manteve-se > 140 x 80
Nova diretriz de Hipertensão ESC 2024
O tratamento farmacológico inicial deve ser feito com a combinação de duas classes de medicações em doses baixas dentre as seguintes: inibidores da enzima conversora de angiotensina (IECA) ou bloqueadores do receptor de angiotensina II (BRA), bloqueadores de canal de cálcio (BCC) e diuréticos tiazídicos. A reavaliação é feita em até três meses e caso a PA esteja na meta o paciente deve ser visto pelo menos uma ao ano.
Referência:
European Society of Cardiology (ESC). 2024 Guidelines on Hypertension.
Conheça o podcast no spotify Medicineme Cast