Orátoria para médicos e estudantes: tem importância?
Orátoria para médicos e estudantes: tem importância?
Você ja teve algum treinamento sobre oratória na faculdade?
É provável que não e muito menos na residência.
Na tutoria, você pode até falar pouco, mas aquele que fala bem, vai se destacar. No trabalho em congresso, da mesma forma.
como ter uma melhor oratoria
como praticar oratoria
Você ja deve ter se frustado ao saber que chartalões estão vendendo Soroterapia, enganando paciente com doenças não existentes e faturando muita grana, e o que eles tem de diferente? A ORATÓRIA!
Só que você também pode fazer isso mas de maneira ética e correta!
Afinal, o medo de falar em púbico ja prejudicou médicos, pacientes e estudantes e isso continua acontecendo. Ou seja, a falta da oratória é percebida justamente em ocasiões únicas que você tem de se mostrar ao público como um profissional de excelência, ou até em uma consulta.
Muita gente se engana e pensa que não há ciência por trás de um discurso. Algumas dicas podem te ajudar a ter uma oratória mais eficiente. Veja:
Se coloque no lugar do outro. (Seja Skin the game!)
Isso gera confiança e empatia. Imagine você em uma consulta médica dando exemplo, “ se isso fosse com a minha mãe, eu faria dessa forma, ou até indicaria esse exame.”
Respiração!
.A respiração deve ser feita preferencialmente pelo diafragma, exercitá-la ajuda a obter mais gás na sua fala.
Além disso, evite um ritmo muito acelerado, principalmente em frases longas, que possa comprometer sua respiração com a falta de ar. Faça pausas quando possível.
Controle dos Nervos
Antecipadamente quero te falar que este é um ponto crucial, o controle seus pensamentos negativos, como por exemplo: “vai dar branco”, “não vou saber responder alguma pergunta”, “vão reparar que estou nervoso”, “serei julgado”, entre outros, o nosso cérebro recebe essa mensagem e reforça através de um sentimento de nervosismo, ansiedade e insegurança, os quais, por sua vez, serão refletidos no seu corpo.
Conecte-se com pensamentos positivos.
A confiança começa na postura!
Por ultimo, a postura empoderada e segura pode transmitir uma mensagem não verbal de autoconfiança ao seu público.
Veja esse artigo de Harvard
Conheça nosso canal do youtube com conteúdo gratuitos e mentorias: clique aqui
Escrito por : Ítalo Abreu| CEO do Medicineme Educação Médica