...
...

Educação financeira: os erros dos médicos

Segundo pesquisa feita pela Exame, 31% dos médicos entrevistados não tinham dívidas. Além disso, 17% estavam endividados devido ao comprometimento da renda com parcelamento de imóveis, enquanto 14% estavam endividados devido à falta de um controle orçamentário pessoal, principalmente relacionado a moradia, transporte e alimentação.

Onde estudar educacao financeira

Porque ler sobre educação financeira se os médicos ganham tão bem?

De fato, observamos uma remuneração superior, porém uma realidade de médicos com problemas financeiros é algo comum nos dias de hoje. O problema que médico não é rico, e em uma situação que a classe médica aumenta demasiadamente suas despesas, num momento em que as receitas estão depreciadas, resulta em um perigoso risco de endividamento.

O problema dos médicos Americanos

De ante disso, também, encontramos uma pesquisa do Medscape que mostrou que uma grande parcela de médicos americanos estão endividados devido ao empréstimo estudantil, financiamento de imóveis e cartão de crédito. Parece, então, que temos algo em comum nos dois países…

1) Comece pelos conceitos básicos

Não seja obcecado por números e taxas. Nada disso importa se você não entender bem os princípios: “investimento”, “renda”, “ taxa” e “risco”.

2) Entenda a diferença entre “renda” e “patrimônio”.

Renda = fluxo. Patrimônio é o estoque.

Como ficar rico = aporte e tempo. Você deve investir no que entende.

3) Investir é arriscado. (Prepare-se para uma alta probabilidade de perda)

Atualmente, existem muitos gurus com dicas mágicas sobre o futuro.. mas o  futuro é incerto, ninguém tem bola de cristal, nem seu gerente, nem o Guru da internet.

4) "Cuidado ao comprar coisas com dinheiro que você não tem para mostrar para pessoas que você não conhece.”

Em síntese, existem muitos gurus com dicas mágicas sobre o futuro; no entanto, o futuro é incerto. Ninguém tem bola de cristal, nem seu gerente, nem o Guru da internet.

5)Não ter uma reserva de emergência

Outro erro comum é não ter uma reserva de emergência. Por outro lado, muitos médicos acreditam que a estabilidade financeira está garantida pelo fato de terem uma renda considerável. No entanto, imprevistos podem acontecer a qualquer momento, como uma doença, um acidente ou uma demissão. Dessa forma, ter uma reserva de emergência é fundamental para enfrentar esses momentos sem comprometer as finanças pessoais


| Educador = educa > “indicador” = indica

Conclusão

Em resumo, é fundamental que os médicos tenham uma boa educação financeira para garantir uma vida financeira saudável e tranquila. Além disso, é preciso ter um orçamento, um planejamento financeiro, investir em sua própria educação financeira, ter uma reserva de emergência e controlar as dívidas

Acesso ao medicineme.Skill

empreendedorismo e educação financiera

como estudar educacao financeira de graça

 

Newsletter

Assine nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos da Nova Medicina