O que são “más notícias ou impactantes notícias “: informações que vão alterar a forma de enxergar o seu futuro e resultar em respostas cognitivas, emocionais e comportamentais persistentes.Aprenda a dar más notícias Saiba o sobre o assuntomás notícias
Muitas pessoas relacionam com câncer ou diagnósticos terminais, porém podem estar em doenças crônicas, como diabetes, esclerose múltipla ou até mesmo uma amputação.
Modelo “paternalista”: médico é o guardião do paciente, e seleciona o que ele julga a melhor decisão x Modelo “centrado na pessoa”: determinação de protocolos que auxiliam uma maior participação do paciente nas escolhas. Lembre-se que o médico ele não tem esse grande autonomia, exceto em algumas ocasiões.Aprenda a dar más notícias: Saiba o passo a passo
É importante reconhecer e respeitar as preferências do paciente: em geral, mulheres, jovens, maior nível socioeconômico preferem informações detalhadas; há uma preferência em receber as informações pessoalmente e em sentir confiança, honestidade e clareza do médico. É importante também se atentar às expectativas, traços culturais e religiosos, em especial quando o paciente e o médico possuem diferentes crenças.
Médicos costumam achar uma tarefa estressante – e evidências sugerem que esse estresse não diminui ao longo dos anos de prática médica. Seus principais medos são de expor seus sentimentos ou reações consideradas incoerentes, ou até mesmo de serem culpados pelo diagnóstico. O medo também se estende à uma deterioração clínica do paciente com a doença, o que se mostrou exatamente o contrário quando a informação é dada de maneira correta.Aprenda a dar más notícias
Os principais erros são esconder a informação do paciente e família, ou prognósticos irreais.
1. Protocolo SPIKES
Setting:
revisar a história do paciente e sua condição, preparar um ambiente adequado (lenços, ausência de celular, vestes adequadas), incluir a família ou amigos se o paciente desejar.
Perception: avaliar o entendimento do paciente em relação à sua condição, identificando e corrigindo informações erradas, negações ou expectativas irreais.
Invitation: pedir permissão para dar a notícia, determinando quão detalhado o paciente quer e se ele deseja recebê-la nesse momento.
Knowledge: usar linguagem simples, evitando jargões médicos e sendo empático; resumir brevemente a história da doença até aquele ponto e sugerir um aviso para evitar o choque: “lamento dizer que os resultados do teste foram pior que o que estávamos esperando…”.
Emotions: reconhecer as emoções do paciente, usando frases empáticas e validando suas respostas e sentimentos, tentando entender o que o paciente está passando e deixando claro o apoio.
Strategy/Summary: resumir para facilitar o entendimento, preparar um plano de acompanhamento e evitar frases como “não há mais nada que possamos fazer”, ajustar as expectativas do paciente.
Evite falar de exemplos pessoais seus ou de familiares.
2. Protocolo BREAKS
Background: entender a história e suporte individual
Rapport: permitir o espaço para diálogo aberto
Explore: determinar o entendimento prévio
Announce: dar a notícia de maneira suave e clara
Kindle: reconhecer as emoções e o entendimento
Summarize: resumir e esclarecer os próximos passos
3. ABCDE
A – preparação Avançada
B – construção de relação e ambiente
C – comunicação correta
D – lidar com as reações da família e do paciente
E – encorajar e validar conhecimento e emoções
4. NURSE: como expressar empatia?
Naming (”parece que você está preocupado…”)
Understanting (”isso deve estar sendo difícil para você”)
Respecting (”estou impressionado com a sua resiliência”)
Supporting (”estarei com você durante toda a jornada”)
Exploring (”me conte mais sobre suas preocupações… como posso te ajudar mais?”)
Dando más ou impactantes notícias – Como devo fazer?
Referências :
Conheça o nosso canal do youtube : Clique aqui
Conheça o M-skill : Clique aqui
Escute o nosso podcast, clique aqui
Aprenda a dar más notícias: Saiba o passo a passo
Assine nossa newsletter para receber conteúdos da Nova Medicina