Insuficiência Cardíaca: o Diagnóstico que Você tem que saber!

Insuficiência Cardíaca: o Diagnóstico que Você tem que saber!

A insuficiência cardíaca é uma doença de prevalência alta, que pode advir de fatores diversos de descompensação da nossa “bomba vital”. Sua gênese geralmente advém de um evento como estresse mecânico ou lesão miocárdica, que quando exposto a um estresse, seja ele oxidativo, isquêmico ou inflamatório, ocasionam miopatia, disfunções e remodelamentos cardíacos que desenvolvem a doença. 

Hipertensão arterial, infarto agudo do miocárdio, tromboembolismo pulmonar, infecções, endocardite, miocardite, arritmias, gestação, exercício extenuante, transfusões sanguíneas… tudo pode ser um fator de desencadeamento da doença!

Ao fazer o diagnóstico, você precisa se atentar que:

– Uma boa anamnese e exame físico é vital para o diagnóstico. Antecedentes pessoais, epidemiológicos, familiares, tudo deve ser destrinchado, uma vez que há intrínseca relação com os fatores já listados acima. 

– Exames complementares são um dos alicerces: hemograma, radiografia de tórax, ecocardiograma, ECG, função renal e glicemia são apenas alguns dos exames imprescindíveis na avaliação desses pacientes. 

– Não se esqueça dos CRITÉRIOS DE FRAMINGHAM! Eles são divididos em maiores e menores, sendo necessários dois critérios maiores ou um critério maior + dois critérios menores para o diagnóstico. 

Vamos revisitá-los?

  1. Critérios maiores: dispneia paroxística noturna, estase jugular, crepitação pulmonar, cardiomegalia, edema agudo de pulmão, terceira bulha cardíaca, pressão venosa central > 16 cm H2O, refluxo hepatojugular, perda ponderal maior que 4,5kg com o tratamento. 
  2. Critérios menores: edema maleolar bilateral, tosse noturna, dispneia aos esforços, hepatomegalia, derrame pleural, capacidade vital menor que um terço do previsto e frequência cardíaca maior que 120bpm. 

Tendo isso em mente, fica fácil reconhecer um paciente com insuficiência cardíaca ao se deparar com ele no seu consultório!

Referências :

The Framingham Heart Study and the Epidemiology of Cardiovascular Diseases: A Historical Perspective

Insuficiência Cardíaca: o Diagnóstico que Você tem que saber!



Conheça o nosso canal do youtube : Clique aqui

Conheça o Medicina 5G

Conheça o M-skill : Clique aqui

Escute o nosso podcast, clique aqui

 

Assine nossa Newsletter

para receber conteúdos exclusivos da Nova Medicina.

Você tem o direito de saber por que suas informações pessoais estão sendo coletadas e como serão usadas. Aqui na MedicineMe, levamos muito a sério a proteção de seus dados e garantimos que eles só serão utilizados com a finalidade de manter relacionamento com a equipe MedicineMe. Caso não queira mais receber nossos e-mails, utilize a opção de cancelar a inscrição, presente no rodapé dos e-mails enviados.