...
...

Trabalho em Equipe : Ligas na faculdade de Medicina

A formação de médicos é significativamente aprimorada por meio da associação de interesses em comum de estudantes de medicina, tanto futuros médicos quanto professores, que se unem para orientar atividades extracurriculares nas Ligas Acadêmicas de Medicina.

No início do século XX, no Brasil, os estudantes estabeleceram ligas com o propósito de reunir aqueles que desejavam estudar, pesquisar e praticar temas específicos na área da medicina.Desse modo, é fundamental ressaltar que essas entidades deviam concentrar-se em oferecer uma formação ampla e generalista, evitando direcionar precocemente a especialização do profissional.

Ligas acadêmicas de medicina

De antemão, as Ligas são organizações sérias e bem estruturadas, geralmente precisando ser regulamentadas e reconhecidas pelo Colegiado de Curso e pelo Conselho Consultivo da instituição. O Diretório Acadêmico de Medicina também pode ajudar a criar essa entidade autônoma, que terá sua própria ficha de cadastro, estatuto e regulamentos.. 

O professor especializado na área de interesse da Liga é escolhido como orientador, e os alunos que desejam se juntar ao grupo devem passar por um processo de seleção, geralmente organizado sob a tutela dos já ligantes. A Liga pode ser monitorada pelo Diretório Acadêmico ou até mesmo pela coordenação do curso para garantir que ela opere em benefício dos estudantes e da comunidade, permanecendo ativa, produzindo conteúdo e aprendizado.

  • auxiliar na escolha da especialidade médica;
  • Criar networking;
  • Ter currículo mais atrativo para a futura residência;
  • Desenvolver habilidades de lidar com pessoas

Concluindo que  o último ponto é um dos principais motivos pelos quais um futuro médico deve se juntar a uma Liga. As Ligas são significativas para a formação de profissionais mais humanos, capacitando médicos a lidar com as pessoas de maneira mais humanizada, além de fortalecer o conceito de união e trabalho em equipe! Sabemos que existem ligas ruins, e não adianta participar de 10 ligas tenha foco e objetivos claros.

Trabalho em Equipe : Ligas na faculdade de Medicina

Autores : Matheus Eugênio e Ítalo Abreu

Conheça o Medicina 5G: Clique aqui

Acesse aos nossos conteúdos gratuitos

Podcast

Saiba mais sobre o M-skill: Clique aqui

 

Newsletter

Assine nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos da Nova Medicina