...
...

[Nesse artigo vamos discutir um pouco sobre o assunto ” telemedicina vai ser o futuro?”

Estamos aptos a nos digitalizar com a telemedicina no sistema público e privado?

]A covid-19 acelerou nosso processo de digitalização em anos de forma rápida e avassaladora. Vimos uma evolução de 6 meses o que teríamos passado 10 anos no passado.

A telemedicina vai ser o futuro? Está área abrange toda a pratica médica realizada a distância, do atendimento, passando pelo diagnóstico até o monitoramento dos pacientes.

\]No dia 20 de março de 2020, o Ministerio da Saúde editou a portaria regulamentando a prática em caráter extraordinário  de urgência com o objetivo de reduzir a lotação dos hospitais.

O crescimento foi exponencial de atendimentos remotos e telemedicina em todo o Brasil.No Hospital Albert Eintein teve um aumento de 75% das consultas on-lines em 2020, assim como a clínica Dr.Consulta entre outras Clinicas e seguros de saúde.

Hoje, a medicina do mundo esta mudando para a forma de ” pagamento em valor”  ou seja, ” o free for service”,  o modelo antigo que você chega no hospital e já procura um especialista com seu plano de saúde vai acabar,  está diminuindo e com isso a quantidade de especialistas também.

Observamos uma tendência que aos poucos  está acontecendo o retorno da medicina baseado na prevenção e saúde básica com custo mais baixo, entregando mais resultado.Desse modo  a telemedicina vai entrar com grande força nesse setor.Devemos está preparados.

Quais os benefícios?

Redução de custos

Acesso a áreas remotas de forma geral

Registro e organização de dados de pacientes

Evita deslocamentos desnecessários

Monitoramento mais eficiente e longitudinal

Integração de setores de saúde

Democratização do acesso ao serviço de saúde

Facilidade de trabalho remoto e receitas

Pontos negativos:

  • Déficit da relação médico-paciente
  • Falha no exame fisico

Acredite que esse pode ser um caminho sem volta, o mundo esta se digitalizando. Pessoas estão procurando mais liberdade e comodidade. Tenho um grande amigo radiologista que sempre me diz:

” O meu meu maior valor é a liberdade e trabalhar de onde eu quero fazendo meus laudos”.

Atualize-se e se adapte ao mercado. Resiliência será uma das “softs skills ” cobradas em um mundo competitivo da medicina.

Agora que você esta sabendo tudo sobre medicina queria te fazer um convite para ler o artigo https://medicineme.com.br/desvalorizacao-da-medicina/

artigo completo sobre a nova Medicina http://www.ans.gov.br/gestao-em-saude/projeto-modelos-de-remuneracao-baseados-em-valor

Autor: Ítalo Abreu

Newsletter

Assine nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos da Nova Medicina