[Nesse artigo vamos discutir um pouco sobre o assunto ” telemedicina vai ser o futuro?”
Estamos aptos a nos digitalizar com a telemedicina no sistema público e privado?
]A covid-19 acelerou nosso processo de digitalização em anos de forma rápida e avassaladora. Vimos uma evolução de 6 meses o que teríamos passado 10 anos no passado.
A telemedicina vai ser o futuro? Está área abrange toda a pratica médica realizada a distância, do atendimento, passando pelo diagnóstico até o monitoramento dos pacientes.
\]No dia 20 de março de 2020, o Ministerio da Saúde editou a portaria regulamentando a prática em caráter extraordinário de urgência com o objetivo de reduzir a lotação dos hospitais.
O crescimento foi exponencial de atendimentos remotos e telemedicina em todo o Brasil.No Hospital Albert Eintein teve um aumento de 75% das consultas on-lines em 2020, assim como a clínica Dr.Consulta entre outras Clinicas e seguros de saúde.
Hoje, a medicina do mundo esta mudando para a forma de ” pagamento em valor” ou seja, ” o free for service”, o modelo antigo que você chega no hospital e já procura um especialista com seu plano de saúde vai acabar, está diminuindo e com isso a quantidade de especialistas também.
Observamos uma tendência que aos poucos está acontecendo o retorno da medicina baseado na prevenção e saúde básica com custo mais baixo, entregando mais resultado.Desse modo a telemedicina vai entrar com grande força nesse setor.Devemos está preparados.
Quais os benefícios?
Redução de custos
Acesso a áreas remotas de forma geral
Registro e organização de dados de pacientes
Evita deslocamentos desnecessários
Monitoramento mais eficiente e longitudinal
Integração de setores de saúde
Democratização do acesso ao serviço de saúde
Facilidade de trabalho remoto e receitas
Pontos negativos:
- Déficit da relação médico-paciente
- Falha no exame fisico
Acredite que esse pode ser um caminho sem volta, o mundo esta se digitalizando. Pessoas estão procurando mais liberdade e comodidade. Tenho um grande amigo radiologista que sempre me diz:
” O meu meu maior valor é a liberdade e trabalhar de onde eu quero fazendo meus laudos”.
Atualize-se e se adapte ao mercado. Resiliência será uma das “softs skills ” cobradas em um mundo competitivo da medicina.
Agora que você esta sabendo tudo sobre medicina queria te fazer um convite para ler o artigo http://medicineme.com.br/desvalorizacao-da-medicina/
artigo completo sobre a nova Medicina http://www.ans.gov.br/gestao-em-saude/projeto-modelos-de-remuneracao-baseados-em-valor
Autor: Ítalo Abreu